quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TIPOS DE JARDINS - Hortas

TIPOS DE JARDINS - Hortas
 
 
Você pode ter uma horta completa em sua casa ou apartamento, e descobrir o prazer de cultivar seus próprios temperos, ervas terapêuticas ou aromáticas, verduras e legumes.
  • Alimentação saudável, sem agrotóxicos
  • Descoberta do prazer gastronômico
  • Uma decoração elegante e com aroma surpreendente
  • Aprendizado das crianças e respeito pela natureza
  • Atividade terapêutica e de relaxamento
Qualquer pessoa que tenha um espaço livre em casa (varanda, cobertura, terraço, quintal, área de serviço) com alguma incidência de sol, pode se dar ao luxo de cultivar desde temperos, ervas medicinais e aromáticas até hortaliças e legumes frescos, livres de produtos químicos.
  • Os projetos da hortinha são desenvolvidos de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente, dependendo da disponibilidade de espaço, do nível de insolação, gostos culinários e necessidades terapêuticas.
  • Uma linha de móveis e equipamentos infantis mostra a preocupação em semear, nas crianças, a consciência ecológica e a importância da valorização do meio ambiente.
  • A maneira mais fácil e prazerosa de cultivar uma hortinha em sua casa é ter um canteiro de ervas. Elas são uma excelente companhia na cozinha para quem gosta de experimentar sabores, realçar aromas e incrementar visualmente seus pratos.
  • Além disso, a grande maioria das ervas possui propriedades medicinais, o que permite seu uso terapêutico por meio de chás, óleos, xaropes, pomadas, cremes e águas floridas.
  • Quando cultivadas em local adequado, e tratadas com a devida atenção, as ervas encantam simplesmente por suas características aromáticas e decorativas.
Principais ervas condimentares, aromáticas e medicinais: alecrim, arruda, babosa (aloé vera), boldo, capim-limão, cavalinha, cebolinha, coentro, estragão, erva-doce, hortelã, lavanda/alfazema, manjericão, manjericão roxo, manjerona, melissa/erva cidreira, orégano, pimenta malagueta, salsinha, salsinha crespa, salsão/aipo, sálvia, tomilho.

REPLANTIO EM CANTEIRO:
Material:adubo, cobertura vegetal morta e mudas
replantio_cant1 replantio_cant2 replantio_cant3
Limpe o terreno, retirando elementos como pedras, gravetos e ervas daninhas
Revolva o solo até deixá-lo bem fofo e apto a receber fertilizantes
Polvilhe adubo em cada metro quadrado, incorporando-o ao solo
replantio_cant4
replantio_cant5
replantio_cant6
Coloque as mudas em covas com profundidade compatível ao tamanho das raízes
Regue abundantemente, mas tomando cuidado para não encharcar a terra
Proteja as mudas com uma camada de cobertura vegetal morta

CAMPOSTAGEM - O Adubo feito em casa

campostagem1 campostagem2 campostagem3
Coloque um caixote de madeira sem fundo dividido ao meio sobre a terra. Jogue num dos compartimentos cascas de frutas, legumes, folhas de verduras, folhas de flores, borras de café. Não ponha alimentos processados, como sobras de comida, para evitar que o material apodreça. Para acelerar a decomposição, a cada camada de 20 cm, regue com 8 kg de esterco de diferentes animais herbívoros, diluídos em água num tambor plástico de 50 litros.
Quando a caixa encher, deixe descansar por 30 dias.
Passe as camadas, uma a uma, para o outro compartimento, regando com a mistura a cada 20 cm. Deixe descansar por mais 30 dias. O composto vegetal está no ponto. É só retirar com pá, pela porta. Reinicie o processo, juntando o material orgânico na primeira divisão da caixa.

2 comentários: